Iniciando a conversa

De Guia de TIC na Educação
Edição feita às 17h10min de 24 de agosto de 2012 por 189.2.172.146 (disc)

Ir para: navegação, pesquisa

Este guia foi produzido para orientar as equipes dos projetos do Cenpec na incorporação de tecnologias em suas ações que envolvem processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma primeira versão e de um material aberto, ou seja, espera-se que seja sempre complementado, atualizado e aperfeiçoado com a colaboração de profissionais do Cenpec.

A necessidade de sistematizar essas informações surgiu em reuniões com equipes dos projetos e, principalmente, do Grupo de Discussão das Tecnologias da Informação e Comunicação - GD das TIC. Constatou-se uma demanda cada vez maior em introduzir estratégias a distância e, ao mesmo tempo, uma falta de planejamento mais detalhado, desde a escolha da plataforma tecnológica, a adoção de uma metodologia de mediação a distância e composição da equipe até os itens necessários no orçamento.

Atualmente, existem mais de 10 ambientes virtuais de aprendizagem de projetos. Veja o anexo 1 Ambientes Virtuais de Aprendizagem dos projetos do Cenpec.

A dificuldade em planejar o uso da tecnologia acaba resultando, entre outras coisas, em retrabalho, desenvolvimento de tecnologias diferentes para a mesma finalidade, descarte de sistemas que poderiam ser reaproveitados, pouca troca e compartilhamento de dificuldades, soluções e avanços em formar a distância, além de gastos excessivos e inadequados com fornecedores.

Grande parte das informações, reflexões e orientações contidas aqui são sínteses das discussões realizadas pelo GD das TIC durante o ano 2011, que teve todo o seu processo de trabalho registrado no Blog Núcleo TIC e Educação. O grupo já identificou vários pontos que deverão ser objeto de reflexão em 2012 para serem aprofundados numa segunda versão deste guia. São eles:

  • A relação entre as estratégias de formação a distância e os objetivos da formação;
  • Competências dos mediadores;
  • Gestão de captação dos participantes;
  • Monitoramento e avaliação em ações de formação a distância.
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas