5. Equipe e itens do orçamento

De Guia de TIC na Educação
Edição feita às 11h36min de 31 de julho de 2012 por Adriana (disc | contribs)

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Ao elaborar um projeto que utilize as TIC, é importante considerar a necessidade de uma equipe de colaboradores interdisciplinar (Stakeholder), que pode envolver competências de especialistas no conteúdo, pedagogos, designer instrucional, educomunicadores, webdesigners, programadores, ilustradores, mediadores (formadores que atuam a distância) e profissionais que façam o suporte técnico. Estamos utilizando muito nos projetos a função de Gestor de Ambiente Virtual, que reúne algumas dessas competências citadas acima, conforme a configuração do projeto.

Abaixo descrevemos brevemente as atribuições de alguns desses atores do Ambiente Virtual de Aprendizagem:

Funções em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Atribuições gerais do gestor:

  1. Administrar a plataforma tecnológica, realizando a interface com a equipe de tecnologia (software e hardware).
  2. Planejar, monitorar/acompanhar e avaliar as ações do Ambiente Virtual.
  3. Planejar conjuntamente as atividades das ações a distância e as presenciais, quando for um projeto semipresencial.
  4. Contratar e acompanhar o trabalho dos profissionais necessários para desenvolver as ações: especialistas, produtores de textos e materiais multimídia, editores, webdesigners designers instrucional, mediadores, apoio de secretaria (controlar inscrição, estatística gerais, certificação etc.).

Atribuições gerais do mediador

  1. Incentivar a comunicação e a interação entre os participantes.
  2. Propor ideias e lançar temas para debate.
  3. Perceber as necessidades do grupo.
  4. Criar vínculos entre os participantes, fazendo com que todos se sintam envolvidos e pertencentes ao espaço.
  5. Acompanhar e avaliar a frequência e participação dos envolvidos.
  6. Sistematizar resultados das discussões, oferecendo ao grupo um produto final.


Atribuições gerais do designer instrucional/educacional

  1. Orientar e/ou analisar a produção do conteúdo pelo especialista para o meio digital.
  2. Selecionar, organizar e produzir atividades, materiais e produtos educacionais para o meio digital.
  3. Organizar a estrutura do ambiente e os recursos digitais que serão utilizados.
  4. Fazer a demanda para o webdesigner e/ou programadores e acompanhar a produção deles.
  5. Finalizar a implementação do ambiente e/ou curso virtual.
  6. Organizar instrumentos de monitoramento e avaliação do ambiente e/ou curso virtual.

Atribuições gerais do webdesigner

  1. Editar imagens digitais.
  2. Criar padrões de estilo e visual para o ambiente virtual.
  3. Criar páginas e produtos em HTML, flash e outras linguagens que forem necessárias para o projeto.


Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas