5. Equipe e itens do orçamento

De Guia de TIC na Educação
(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 39: Linha 39:
 
|}
 
|}
 
</center>
 
</center>
 +
 +
 +
No orçamento, devem-se considerar os seguintes itens:
 +
 +
'''- Implantação da Plataforma tecnológica'''
 +
Desenvolvimento tecnológico (programadores)
 +
Suporte técnico
 +
Registro do domínio
 +
Infraestrutura
 +
 +
'''- Organização do AVA e produção do conteúdo/atividades'''
 +
Especialista(s) no tema
 +
Design instrucional
 +
Edição
 +
Revisão
 +
Webdesign
 +
Ilustração
 +
Produção de audiovisual
 +
 +
'''- Gestão e mediação do AVA'''
 +
Gestor do AVA
 +
Apoio de secretaria (inscrições, atendimento)
 +
Mediadores
 +
Coordenação dos Mediadores
 +
Suporte técnico

Edição de 11h38min de 31 de julho de 2012

Ao elaborar um projeto que utilize as TIC, é importante considerar a necessidade de uma equipe de colaboradores interdisciplinar (Stakeholder), que pode envolver competências de especialistas no conteúdo, pedagogos, designer instrucional, educomunicadores, webdesigners, programadores, ilustradores, mediadores (formadores que atuam a distância) e profissionais que façam o suporte técnico. Estamos utilizando muito nos projetos a função de Gestor de Ambiente Virtual, que reúne algumas dessas competências citadas acima, conforme a configuração do projeto.

Abaixo descrevemos brevemente as atribuições de alguns desses atores do Ambiente Virtual de Aprendizagem:

Funções em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Atribuições gerais do gestor:

  • Administrar a plataforma tecnológica, realizando a interface com a equipe de tecnologia (software e hardware).
  • Planejar, monitorar/acompanhar e avaliar as ações do Ambiente Virtual.
  • Planejar conjuntamente as atividades das ações a distância e as presenciais, quando for um projeto semipresencial.
  • Contratar e acompanhar o trabalho dos profissionais necessários para desenvolver as ações: especialistas, produtores de textos e materiais multimídia, editores, webdesigners designers instrucional, mediadores, apoio de secretaria (controlar inscrição, estatística gerais, certificação etc.).

Atribuições gerais do mediador

  • Incentivar a comunicação e a interação entre os participantes.
  • Propor ideias e lançar temas para debate.
  • Perceber as necessidades do grupo.
  • Criar vínculos entre os participantes, fazendo com que todos se sintam envolvidos e pertencentes ao espaço.
  • Acompanhar e avaliar a frequência e participação dos envolvidos.
  • Sistematizar resultados das discussões, oferecendo ao grupo um produto final.


Atribuições gerais do designer instrucional/educacional

  • Orientar e/ou analisar a produção do conteúdo pelo especialista para o meio digital.
  • Selecionar, organizar e produzir atividades, materiais e produtos educacionais para o meio digital.
  • Organizar a estrutura do ambiente e os recursos digitais que serão utilizados.
  • Fazer a demanda para o webdesigner e/ou programadores e acompanhar a produção deles.
  • Finalizar a implementação do ambiente e/ou curso virtual.
  • Organizar instrumentos de monitoramento e avaliação do ambiente e/ou curso virtual.

Atribuições gerais do webdesigner

  • Editar imagens digitais.
  • Criar padrões de estilo e visual para o ambiente virtual.
  • Criar páginas e produtos em HTML, flash e outras linguagens que forem necessárias para o projeto.



No orçamento, devem-se considerar os seguintes itens:

- Implantação da Plataforma tecnológica Desenvolvimento tecnológico (programadores) Suporte técnico Registro do domínio Infraestrutura

- Organização do AVA e produção do conteúdo/atividades Especialista(s) no tema Design instrucional Edição Revisão Webdesign Ilustração Produção de audiovisual

- Gestão e mediação do AVA Gestor do AVA Apoio de secretaria (inscrições, atendimento) Mediadores Coordenação dos Mediadores Suporte técnico

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas