5. Equipe e itens do orçamento

De Guia de TIC na Educação
(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 9: Linha 9:
  
 
Atribuições gerais do gestor:  
 
Atribuições gerais do gestor:  
# Administrar a plataforma tecnológica, realizando a interface com a equipe de tecnologia (software e hardware).
+
* Administrar a plataforma tecnológica, realizando a interface com a equipe de tecnologia (software e hardware).
# Planejar, monitorar/acompanhar e avaliar as ações do Ambiente Virtual.
+
* Planejar, monitorar/acompanhar e avaliar as ações do Ambiente Virtual.
# Planejar conjuntamente as atividades das ações a distância e as presenciais, quando for um projeto semipresencial.
+
* Planejar conjuntamente as atividades das ações a distância e as presenciais, quando for um projeto semipresencial.
# Contratar e acompanhar o trabalho dos profissionais necessários para desenvolver as ações: especialistas, produtores de textos e materiais multimídia, editores, webdesigners designers instrucional, mediadores, apoio de secretaria (controlar inscrição, estatística gerais, certificação etc.).
+
* Contratar e acompanhar o trabalho dos profissionais necessários para desenvolver as ações: especialistas, produtores de textos e materiais multimídia, editores, webdesigners designers instrucional, mediadores, apoio de secretaria (controlar inscrição, estatística gerais, certificação etc.).
  
 
Atribuições gerais do mediador
 
Atribuições gerais do mediador
# Incentivar a comunicação e a interação entre os participantes.
+
* Incentivar a comunicação e a interação entre os participantes.
# Propor ideias e lançar temas para debate.
+
* Propor ideias e lançar temas para debate.
# Perceber as necessidades do grupo.
+
* Perceber as necessidades do grupo.
# Criar vínculos entre os participantes, fazendo com que todos se sintam envolvidos e pertencentes ao espaço.
+
* Criar vínculos entre os participantes, fazendo com que todos se sintam envolvidos e pertencentes ao espaço.
# Acompanhar e avaliar a frequência e participação dos envolvidos.
+
* Acompanhar e avaliar a frequência e participação dos envolvidos.
# Sistematizar resultados das discussões, oferecendo ao grupo um produto final.
+
* Sistematizar resultados das discussões, oferecendo ao grupo um produto final.
  
  
 
Atribuições gerais do designer instrucional/educacional
 
Atribuições gerais do designer instrucional/educacional
# Orientar e/ou analisar a produção do conteúdo pelo especialista para o meio digital.
+
* Orientar e/ou analisar a produção do conteúdo pelo especialista para o meio digital.
# Selecionar, organizar e produzir atividades, materiais e produtos educacionais para o meio digital.
+
* Selecionar, organizar e produzir atividades, materiais e produtos educacionais para o meio digital.
# Organizar a estrutura do ambiente e os recursos digitais que serão utilizados.
+
* Organizar a estrutura do ambiente e os recursos digitais que serão utilizados.
# Fazer a demanda para o webdesigner e/ou programadores e acompanhar a produção deles.
+
* Fazer a demanda para o webdesigner e/ou programadores e acompanhar a produção deles.
# Finalizar a implementação do ambiente e/ou curso virtual.
+
* Finalizar a implementação do ambiente e/ou curso virtual.
# Organizar instrumentos de monitoramento e avaliação do ambiente e/ou curso virtual.
+
* Organizar instrumentos de monitoramento e avaliação do ambiente e/ou curso virtual.
  
 
Atribuições gerais do webdesigner
 
Atribuições gerais do webdesigner
# Editar imagens digitais.
+
* Editar imagens digitais.
# Criar padrões de estilo e visual para o ambiente virtual.
+
* Criar padrões de estilo e visual para o ambiente virtual.
# Criar páginas e produtos em HTML, flash e outras linguagens que forem necessárias para o projeto.
+
* Criar páginas e produtos em HTML, flash e outras linguagens que forem necessárias para o projeto.
  
  
 
|}
 
|}
 
</center>
 
</center>

Edição de 11h37min de 31 de julho de 2012

Ao elaborar um projeto que utilize as TIC, é importante considerar a necessidade de uma equipe de colaboradores interdisciplinar (Stakeholder), que pode envolver competências de especialistas no conteúdo, pedagogos, designer instrucional, educomunicadores, webdesigners, programadores, ilustradores, mediadores (formadores que atuam a distância) e profissionais que façam o suporte técnico. Estamos utilizando muito nos projetos a função de Gestor de Ambiente Virtual, que reúne algumas dessas competências citadas acima, conforme a configuração do projeto.

Abaixo descrevemos brevemente as atribuições de alguns desses atores do Ambiente Virtual de Aprendizagem:

Funções em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Atribuições gerais do gestor:

  • Administrar a plataforma tecnológica, realizando a interface com a equipe de tecnologia (software e hardware).
  • Planejar, monitorar/acompanhar e avaliar as ações do Ambiente Virtual.
  • Planejar conjuntamente as atividades das ações a distância e as presenciais, quando for um projeto semipresencial.
  • Contratar e acompanhar o trabalho dos profissionais necessários para desenvolver as ações: especialistas, produtores de textos e materiais multimídia, editores, webdesigners designers instrucional, mediadores, apoio de secretaria (controlar inscrição, estatística gerais, certificação etc.).

Atribuições gerais do mediador

  • Incentivar a comunicação e a interação entre os participantes.
  • Propor ideias e lançar temas para debate.
  • Perceber as necessidades do grupo.
  • Criar vínculos entre os participantes, fazendo com que todos se sintam envolvidos e pertencentes ao espaço.
  • Acompanhar e avaliar a frequência e participação dos envolvidos.
  • Sistematizar resultados das discussões, oferecendo ao grupo um produto final.


Atribuições gerais do designer instrucional/educacional

  • Orientar e/ou analisar a produção do conteúdo pelo especialista para o meio digital.
  • Selecionar, organizar e produzir atividades, materiais e produtos educacionais para o meio digital.
  • Organizar a estrutura do ambiente e os recursos digitais que serão utilizados.
  • Fazer a demanda para o webdesigner e/ou programadores e acompanhar a produção deles.
  • Finalizar a implementação do ambiente e/ou curso virtual.
  • Organizar instrumentos de monitoramento e avaliação do ambiente e/ou curso virtual.

Atribuições gerais do webdesigner

  • Editar imagens digitais.
  • Criar padrões de estilo e visual para o ambiente virtual.
  • Criar páginas e produtos em HTML, flash e outras linguagens que forem necessárias para o projeto.


Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas