2. Recursos digitais

De Guia de TIC na Educação
Edição feita às 02h29min de 16 de fevereiro de 2013 por 203.125.120.109 (disc)

Ir para: navegação, pesquisa
Hello! dgdgfea interesting dgdgfea site! I'm really like it! Very, very dgdgfea good!
Hello! ckkekec interesting ckkekec site! I'm really like it! Very, very ckkekec good!
Hello! ffkfgef interesting ffkfgef site! I'm really like it! Very, very ffkfgef good!

Tabela de conteúdo

Sites de compartilhamento

São sites em que se pode hospedar, publicar e compartilhar arquivos, vídeos, imagens, apresentações, áudios e até livros. Geralmente, oferecem esse serviço gratuitamente, sendo necessário apenas que o usuário crie uma conta. Ao publicar seu conteúdo, é gerado um endereço na internet para ser compartilhado ou um código para ser incorporado em outros sites, blogs e redes sociais.

Vídeo

Youtube – www.youtube.com.br: o mais famoso site de compartilhamento de vídeo, em que o usuário pode criar seu próprio canal e enviar vídeos de diferentes formatos, com até 15 minutos de duração e 2 GB de tamanho.

Dailymotion - www.dailymotion.com/br: o usuário pode hospedar vídeos de até 60 minutos de duração e com 2 GB de tamanho.

Vimeo – www.vimeo.com: em inglês, permite que os usuários façam upload, compartilhem e assistam vídeos.

Videolog – www.videolog.tv/index.php: com a finalidade de facilitar e compartilhar a cultura de produção de vídeos no país, com ferramentas simples e intuitivas, é possível publicar vídeos e criar redes de relacionamento.

Imagem

Flickr - www.flickr.com: site de hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), caracterizado também como rede social. O Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo.

Álbuns da web do Picasa - http://picasa.google.com/features.html:é possível criar álbuns de fotografia online e compartilhar com os amigos.

Áudio

Conheça alguns sites que permitem publicar e compartilhar podcasts, arquivos de áudio digital, geralmente em formato MP3.

Podcast1 - www.podcast1.com.br

Podbean - www.podbean.com

Mypodcast - www.mypodcast.com

PodOmatic - www.podomatic.com

Apresentações

Slideshare - www.slideshare.net: milhares de apresentações em vários idiomas das mais diversas categorias, permite compartilhar arquivos em formato Power Point,Word e até PDFs.

Prezi - http://prezi.com - Para fazer apresentações online muito sofisticadas, com zoom e detecção de movimentos do mouse. Ideal para quem gosta de inovar.

Sites de busca

São softwares que servem para auxiliar os internautas a encontrarem as informações que desejam na internet a partir de palavras-chave. Exemplos: www.google.com.br, www.altavista.com e www.bing.com.br. Dicas de busca no Google

  • Citações entre aspas: o Google realizará a busca utilizando todas as palavras pela qual você buscou. Se utilizar a palavra ou expressão entre aspas, ele vai procurar exatamente o que está dentro delas.
  • Definições: n ão sabe o que significa alguma coisa? Utilize define:oquequerosaber. Exemplo: define:iphone.
  • Busca de termo dentro de um site: use o comando site:endereço do site (espaço) termo. Exemplo: site:cenpec.org.br português

O resultado traz todas as páginas do Cenpec que contêm a palavra "português".

Fontes: Dicas para uso do Google (EducaRede) e Dicas para pesquisa no Google (Mundo das Tribos)

Uso responsável da internet

Há uma série de sites dedicados a oferecer orientações para navegar com segurança e responsabilidade na internet. Confira os links:

Dicas de uso seguro das telas digitais - www.educared.org/educa/img_conteudo/livreto.pdf: publicação do Programa EducaRede, disponível para download, com orientações para o uso responsável da TV, internet, videogame e celular.

Guia para o uso responsável da internet - www.internetresponsavel.com.br/criancas: quadrinhos, jogos, brincadeira que ensinam as crianças a navegar com segurança e explorar tudo o que existe de melhor na rede.

Navegue Protegido - www.navegueprotegido.com.br: orientações dirigidas às famílias para o uso seguro da internet.

Safernet - www.safernet.org.br/site: entidade referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na internet.

Saferdic@s - www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas: cartilha de segurança da Safernet, disponível para download.


Provedores gratuitos de e-mail

Gmail - www.gmail.com.br > Criar conta

Yahoo -mail.yahoo.com.br > Criar conta

Bol - email.bol.com.br > Criar conta

Hotmail - www.hotmail.com > Criar conta


Softwares e sites sobre games

Hot Potatoes – software gratuito que pode ser acoplado à Plataforma Moodle. Inclui um pacote com seis aplicações que permitem a criação de exercícios interativos para a Web: JClose, exercícios com preenchimento de espaços; JMath, correspondência; JQuiz, exercícios com resposta curta; JCross, para elaboração de palavras cruzadas; JMix, para elaboração de sopa de palavras; e o The Masher.

JCLIC - software simples e muito rico na criação de jogos educativos.

Nova Escola - com jogos separados por faixa etária e por assunto. Há aqueles que ensinam a criança a desenvolver estratégias para resolução de problemas, treinam as operações matemáticas e a língua portuguesa, desenvolvem a memorização. Há também os que podem ser utilizados para formação de professores.

Portal do Professor - com uma variedade de indicações de sites de jogos nas mais diversas áreas: matemática, língua portuguesa, ciências e história.

Educar para Crescer - com jogos como o “Jogo das Palavras” para treinar o RR, o SS e outras regras da língua portuguesa; o “Jogo do Hífen” e o “ Jogo da Acentuação” , todos eles podem ser utilizados para treinar os pontos principais do novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Discovery Kids Brasil - para crianças em idade pré-escolar. De fácil navegação, nele os jogos educativos estão separados em quatro temas: música, criatividade e desenho, natureza, corpo e habilidades. Destaco o jogo “Vamos Reciclar” que ensina a criança a escolher o local certo para colocar os diferentes tipos de lixo.

Games for Change - site com jogos educativos, com o objetivo de trabalhar cidadania, consciência ambiental, noções de respeito e tolerância às diferenças humanas etc. Os jogos são em inglês, mas os projetos para tradução para o português já estão em andamento.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas