1. Glossário

De Guia de TIC na Educação
Edição feita às 12h20min de 31 de julho de 2012 por Adriana (disc | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

A

Álbum virtual: Sites de compartilhamento de imagens que possibilitam a criação de formatos como álbuns de fotografia.

Avatar: No mundo digital, é uma imagem que represente o indivíduo no ambiente virtual. Há sites gratuitos de criação de avatar, como o Zwinky.

B

Browser: Do inglês, navegador. É o programa usado para navegar por páginas da Internet. Entre os browsers mais usados estão: o Microsoft Internet Explorer, que já vem instalado no Windows, o Firefox e o Google Chrome.

C

Cache: Local no disco rígido do computador onde se armazenam temporariamente as páginas já baixadas da Internet. O uso desse recurso poupa tempo e trabalho nas navegações futuras em um site já visitado.

Cibercultura: Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço, ou seja, os recursos disponíveis na internet.

Código-fonte: São as instruções que formam um programa. O código-fonte é baseado em uma linguagem de programação. Depois de concluído, esse código deve ser transformado em linguagem de máquina para que o computador efetivamente faça das instruções um software. Tendo acesso ao código-fonte, uma pessoa com conhecimentos para isso pode estudá-lo ou mesmo alterá-lo conforme sua necessidade ou interesse.

Comunicação assíncrona: Em que os usuários interagem em tempos diferentes – e-mail, artigo publicado na internet e comentado pelo leitor, discussões em fóruns eletrônicos.

Comunicação síncrona: Em que os usuários se comunicam num mesmo espaço de tempo – caso das comunicações escritas instantâneas por internet.

Cultura digital: Trata-se de um conceito em constituição, relacionado aos conceitos de sociedade da informação, cibercultura e era digital. Refere-se à cultura decorrente dos usos da internet e outros aparatos digitais que intermedeiam as relações e as produções humanas, favorecendo trocas e interações entre as pessoas e novos modelos de aprendizagem e meios de expressão. Essa forma de cultura acarreta mudanças de sensibilidades traduzidas em novas maneiras de ler, escrever, expressar e sentir.

D

Designer Instrucional: é aquele que explora e media as dimensões da educação, comunicação, tecnologia, produção criativa e gestão através de três diferentes campos de conhecimento sendo estes as Ciências Humanas, Ciências da Informação e Ciências da Administração, por meio de métodos adequados e uma ação sistêmica de ensino envolvendo o planejamento, o desenvolvimento ou concepção, a implementação e a avaliação, desenhando soluções para problemas educacionais específicos e que facilitem a aprendizagem, criando oportunidades para melhoria do ensino / aprendizagem.

Domínio público: As obras em domínio público são aquelas cujos direitos autorais não pertencem a nenhum indivíduo ou entidade.

Download: "Fazer download" significa copiar arquivos da Internet para o seu computador. No Brasil, as pessoas costumam se referir a essas operações como "baixar arquivos". É possível baixar arquivos de textos, sons e imagens da Internet para uma máquina. Veja também Upload.

E

G

Google Earth: Programa de computador que apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas. Desenvolvido e distribuído pela Google. www.earth.google.com

Google Maps: Serviço gratuito, disponível na web, de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra, fornecido e desenvolvido pela Google. www.maps.google.com

GPS: Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global). Ao decodificar as localizações de satélites a partir de sinais de ondas e uma base de dados interna, consegue identificar exatamente onde o aparelho se encontra na Terra.

H

Hipermídia: Uma extensão do hipertexto que inclui, além dos próprios textos, sons, animações e vídeos, de uma forma interativa. Diferentemente de multimídia, não é a mera reunião dos meios existentes, e sim a fusão desses meios a partir de elementos não-lineares.

Hipertexto: Texto em formato digital que remete a outras páginas na internet, baseado em associações de ideias (links). A diferença entre o hipertexto e o texto linear, feita nos suportes impressos, é a possibilidade de diferentes escolhas para leituras e interferências online. Ele pode articular textos de linguagens diferentes: fala, escrita, desenho, foto, gráficos, som, música etc.

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas