1. Glossário

De Guia de TIC na Educação
(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
m (C)
(C)
Linha 12: Linha 12:
  
 
'''Cibercultura''': Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço, ou seja, os recursos disponíveis na internet.
 
'''Cibercultura''': Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço, ou seja, os recursos disponíveis na internet.
'''
+
 
Código-fonte''': São as instruções que formam um programa. O código-fonte é baseado em uma linguagem de programação. Depois de concluído, esse código deve ser transformado em linguagem de máquina para que o computador efetivamente faça das instruções um software. Tendo acesso ao código-fonte, uma pessoa com conhecimentos para isso pode estudá-lo ou mesmo alterá-lo conforme sua necessidade ou interesse.
+
'''Código-fonte''': São as instruções que formam um programa. O código-fonte é baseado em uma linguagem de programação. Depois de concluído, esse código deve ser transformado em linguagem de máquina para que o computador efetivamente faça das instruções um software. Tendo acesso ao código-fonte, uma pessoa com conhecimentos para isso pode estudá-lo ou mesmo alterá-lo conforme sua necessidade ou interesse.
  
 
'''Comunicação assíncrona''': Em que os usuários interagem em tempos diferentes – e-mail, artigo publicado na internet e comentado pelo leitor,  discussões em fóruns eletrônicos.
 
'''Comunicação assíncrona''': Em que os usuários interagem em tempos diferentes – e-mail, artigo publicado na internet e comentado pelo leitor,  discussões em fóruns eletrônicos.

Edição de 13h11min de 31 de julho de 2012

Predefinição:Índice

Tabela de conteúdo

A

Álbum virtual: Sites de compartilhamento de imagens que possibilitam a criação de formatos como álbuns de fotografia.

Avatar: No mundo digital, é uma imagem que represente o indivíduo no ambiente virtual. Há sites gratuitos de criação de avatar, como o Zwinky.

B

Browser: Do inglês, navegador. É o programa usado para navegar por páginas da Internet. Entre os browsers mais usados estão: o Microsoft Internet Explorer, que já vem instalado no Windows, o Firefox e o Google Chrome.

C

Cache: Local no disco rígido do computador onde se armazenam temporariamente as páginas já baixadas da Internet. O uso desse recurso poupa tempo e trabalho nas navegações futuras em um site já visitado.

Cibercultura: Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço, ou seja, os recursos disponíveis na internet.

Código-fonte: São as instruções que formam um programa. O código-fonte é baseado em uma linguagem de programação. Depois de concluído, esse código deve ser transformado em linguagem de máquina para que o computador efetivamente faça das instruções um software. Tendo acesso ao código-fonte, uma pessoa com conhecimentos para isso pode estudá-lo ou mesmo alterá-lo conforme sua necessidade ou interesse.

Comunicação assíncrona: Em que os usuários interagem em tempos diferentes – e-mail, artigo publicado na internet e comentado pelo leitor, discussões em fóruns eletrônicos.

Comunicação síncrona: Em que os usuários se comunicam num mesmo espaço de tempo – caso das comunicações escritas instantâneas por internet.

Cultura digital: Trata-se de um conceito em constituição, relacionado aos conceitos de sociedade da informação, cibercultura e era digital. Refere-se à cultura decorrente dos usos da internet e outros aparatos digitais que intermedeiam as relações e as produções humanas, favorecendo trocas e interações entre as pessoas e novos modelos de aprendizagem e meios de expressão. Essa forma de cultura acarreta mudanças de sensibilidades traduzidas em novas maneiras de ler, escrever, expressar e sentir.

D

E

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas