1. Conteúdo, metodologia e tecnologia: trilogia inseparável
Linha 1: | Linha 1: | ||
O modelo TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) propõe a integração das tecnologias ao currículo escolar a partir da intersecção de três tipos de conhecimento: dos conteúdos, dos métodos pedagógicos e das competências tecnológicas. Veja abaixo o esquema: | O modelo TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) propõe a integração das tecnologias ao currículo escolar a partir da intersecção de três tipos de conhecimento: dos conteúdos, dos métodos pedagógicos e das competências tecnológicas. Veja abaixo o esquema: | ||
− | [[File:Tpack.png | + | [[File:Tpack.png|TPACK|center]] |
Embora esse modelo seja especificamente voltado para a prática do professor na escola, nos ajudou a compreender a importância de planejar o uso das tecnologias integrado aos conhecimentos metodológico e do conteúdo do projeto. Além disso, evidencia a necessidade de uma área ou conhecimento que faça a intersecção desses três conhecimentos. | Embora esse modelo seja especificamente voltado para a prática do professor na escola, nos ajudou a compreender a importância de planejar o uso das tecnologias integrado aos conhecimentos metodológico e do conteúdo do projeto. Além disso, evidencia a necessidade de uma área ou conhecimento que faça a intersecção desses três conhecimentos. |
Edição de 15h15min de 15 de agosto de 2012
O modelo TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) propõe a integração das tecnologias ao currículo escolar a partir da intersecção de três tipos de conhecimento: dos conteúdos, dos métodos pedagógicos e das competências tecnológicas. Veja abaixo o esquema:
Embora esse modelo seja especificamente voltado para a prática do professor na escola, nos ajudou a compreender a importância de planejar o uso das tecnologias integrado aos conhecimentos metodológico e do conteúdo do projeto. Além disso, evidencia a necessidade de uma área ou conhecimento que faça a intersecção desses três conhecimentos.
Embora esse modelo seja especificamente voltado para a prática do professor na escola, nos ajudou a compreender a importância de planejar o uso das tecnologias integrado aos conhecimentos metodológico e do conteúdo do projeto. Além disso, evidencia a necessidade de uma área ou conhecimento que faça a intersecção desses três conhecimentos.
Por que TIC?
Ao discutirmos o conceito de tecnologia, resolvemos delimitar o nosso foco e utilizar o termo Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ou seja, as tecnologias a serviço dos processos informacionais e comunicativos que se valem da digitalização e da comunicação em redes, com objetivo de captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). |
Assim, planejar um ambiente virtual de aprendizagem não é simplesmente encaixar um conteúdo numa determinada plataforma de educação a distância, mas construir o conteúdo e as atividades considerando a linguagem da Web, como a hipertextualidade, as diferentes linguagens (áudio, vídeo e animações) e a interatividade. Assim como o processo de mediação para construção do conhecimento deve levar em conta, por exemplo, as possibilidades de registro e colaboração que as tecnologias potencializam.
O planejamento integrado também pode otimizar os recursos dos projetos, com uma análise minuciosa da solução tecnológica escolhida, assim como dos colaboradores ou fornecedores envolvidos. Por exemplo, muitas vezes não é necessário criar um ambiente virtual próprio, mas utilizar ferramentas e aplicativos disponibilizados online na Web 2.0.
Outro ponto importante que o planejamento integrado contempla é a definição das competências e profissionais necessários para o desenvolvimento de determinada ação, que serão detalhadas a seguir no item Para Aplicar.