2. Recursos digitais

De Guia de TIC na Educação
Ir para: navegação, pesquisa


Tabela de conteúdo

Sites de compartilhamento

São sites em que se pode hospedar, publicar e compartilhar arquivos, vídeos, imagens, apresentações, áudios e até livros. Geralmente, oferecem esse serviço gratuitamente, sendo necessário apenas que o usuário crie uma conta. Ao publicar seu conteúdo, é gerado um endereço na internet para ser compartilhado ou um código para ser incorporado em outros sites, blogs e redes sociais.

Vídeo

Youtube – www.youtube.com.br: o mais famoso site de compartilhamento de vídeo, em que o usuário pode criar seu próprio canal e enviar vídeos de diferentes formatos, com até 15 minutos de duração e 2 GB de tamanho.

Dailymotion - www.dailymotion.com/br: o usuário pode hospedar vídeos de até 60 minutos de duração e com 2 GB de tamanho.

Vimeo – www.vimeo.com: em inglês, permite que os usuários façam upload, compartilhem e assistam vídeos.

Videolog – www.videolog.tv/index.php: com a finalidade de facilitar e compartilhar a cultura de produção de vídeos no país, com ferramentas simples e intuitivas, é possível publicar vídeos e criar redes de relacionamento.

Imagem

Flickr - www.flickr.com: site de hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), caracterizado também como rede social. O Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo.

Álbuns da web do Picasa - http://picasa.google.com/features.html:é possível criar álbuns de fotografia online e compartilhar com os amigos.

Áudio

Conheça alguns sites que permitem publicar e compartilhar podcasts, arquivos de áudio digital, geralmente em formato MP3.

Podcast1 - www.podcast1.com.br

Podbean - www.podbean.com

Mypodcast - www.mypodcast.com

PodOmatic - www.podomatic.com

Apresentações

Slideshare - www.slideshare.net: milhares de apresentações em vários idiomas das mais diversas categorias, permite compartilhar arquivos em formato Power Point,Word e até PDFs.

Prezi - http://prezi.com - Para fazer apresentações online muito sofisticadas, com zoom e detecção de movimentos do mouse. Ideal para quem gosta de inovar.

Sites de busca

São softwares que servem para auxiliar os internautas a encontrarem as informações que desejam na internet a partir de palavras-chave. Exemplos: www.google.com.br, www.altavista.com e www.bing.com.br. Dicas de busca no Google

  • Citações entre aspas: o Google realizará a busca utilizando todas as palavras pela qual você buscou. Se utilizar a palavra ou expressão entre aspas, ele vai procurar exatamente o que está dentro delas.
  • Definições: n ão sabe o que significa alguma coisa? Utilize define:oquequerosaber. Exemplo: define:iphone.
  • Busca de termo dentro de um site: use o comando site:endereço do site (espaço) termo. Exemplo: site:cenpec.org.br português

O resultado traz todas as páginas do Cenpec que contêm a palavra "português".

Fontes: Dicas para uso do Google (EducaRede) e Dicas para pesquisa no Google (Mundo das Tribos)

Uso responsável da internet

Há uma série de sites dedicados a oferecer orientações para navegar com segurança e responsabilidade na internet. Confira os links:

Dicas de uso seguro das telas digitais - www.educared.org/educa/img_conteudo/livreto.pdf: publicação do Programa EducaRede, disponível para download, com orientações para o uso responsável da TV, internet, videogame e celular.

Guia para o uso responsável da internet - www.internetresponsavel.com.br/criancas: quadrinhos, jogos, brincadeira que ensinam as crianças a navegar com segurança e explorar tudo o que existe de melhor na rede.

Navegue Protegido - www.navegueprotegido.com.br: orientações dirigidas às famílias para o uso seguro da internet.

Safernet - www.safernet.org.br/site: entidade referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na internet.

Saferdic@s - www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas: cartilha de segurança da Safernet, disponível para download.


Provedores gratuitos de e-mail

Gmail - www.gmail.com.br > Criar conta

Yahoo -mail.yahoo.com.br > Criar conta

Bol - email.bol.com.br > Criar conta

Hotmail - www.hotmail.com > Criar conta


Softwares e sites sobre games

Hot Potatoes – software gratuito que pode ser acoplado à Plataforma Moodle. Inclui um pacote com seis aplicações que permitem a criação de exercícios interativos para a Web: JClose, exercícios com preenchimento de espaços; JMath, correspondência; JQuiz, exercícios com resposta curta; JCross, para elaboração de palavras cruzadas; JMix, para elaboração de sopa de palavras; e o The Masher.

JCLIC - software simples e muito rico na criação de jogos educativos.

Nova Escola - com jogos separados por faixa etária e por assunto. Há aqueles que ensinam a criança a desenvolver estratégias para resolução de problemas, treinam as operações matemáticas e a língua portuguesa, desenvolvem a memorização. Há também os que podem ser utilizados para formação de professores.

Portal do Professor - com uma variedade de indicações de sites de jogos nas mais diversas áreas: matemática, língua portuguesa, ciências e história.

Educar para Crescer - com jogos como o “Jogo das Palavras” para treinar o RR, o SS e outras regras da língua portuguesa; o “Jogo do Hífen” e o “ Jogo da Acentuação” , todos eles podem ser utilizados para treinar os pontos principais do novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Discovery Kids Brasil - para crianças em idade pré-escolar. De fácil navegação, nele os jogos educativos estão separados em quatro temas: música, criatividade e desenho, natureza, corpo e habilidades. Destaco o jogo “Vamos Reciclar” que ensina a criança a escolher o local certo para colocar os diferentes tipos de lixo.

Games for Change - site com jogos educativos, com o objetivo de trabalhar cidadania, consciência ambiental, noções de respeito e tolerância às diferenças humanas etc. Os jogos são em inglês, mas os projetos para tradução para o português já estão em andamento.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas