1. Diagnóstico de acesso e uso das tecnologias

De Guia de TIC na Educação
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Antes de iniciar uma ação de formação a distância, é importante levantar o perfil de acesso e uso das tecnologias por parte do público a ser atingido. Ainda que o uso do computador e da internet venha crescendo cada vez mais no Brasil - segundo pesquisa do IBOPE Nielsen Online, o acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 77,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2011 - ainda há uma boa parcela da população excluída digitalmente.

O diagnóstico pode ser feito, primeiramente, a partir de estatísticas gerais e mais amplas, levantadas por pesquisas realizadas por instituições brasileiras, como Ibope e CGI (veja abaixo a relação de fontes), assim como com a aplicação de questionários para gestores e educadores (veja sugestões de questionários nos anexos).

Esse diagnóstico vai contribuir com o planejamento das ações a distância, como por exemplo a modalidade mais adequada (semipresencial ou totalmente a distância), o tempo de dedicação dos participantes e a tecnologia a ser adotada.

Muitas vezes também é possível estimular e fomentar parcerias com espaços de inclusão digital e de acesso público à internet, como telecentros, para viabilizar as ações a distância.


Fontes sobre acesso à Internet e uso das tecnologias na educação

Ibope Nielsen - Pesquisas sobre Internet - há notícias nesta página com as principais estatísticas de acesso à internet no Brasil

CETIC.BR - ligado ao CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) coordena e publica pesquisas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, como a TIC Domicílios e usuários e TIC Educação.

Programas TIC Educação - mapeamento, realizado pela OEI em parceria com Consed, de Programas de Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em redes estaduais.

CENSO de EAD.br (2009) - censo sobre Educação a Distância, realizado pela ABED (Associação Brasileira de EAD)


Exemplos de questionários de acesso e uso da internet

Anexo 2 - Questionário diagnóstico escola

Anexo 3 - Questionário diagnóstico professor

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